AMAGOLD
A AMAGOLD, ÓRGÃO QUE CERTIFICA O TEOR DE OURO EM JOIAS FABRICADAS NO BRASIL, FAZ UM EXCELENTE TRABALHO.
Os associados (fabricantes) passam por fiscalização e rastreio. O objetivo é identificar o teor de qualidade do ouro desde a fundição da matéria-prima até sua expedição.
É uma segurança para os consumidores em saber realmente o que estão comprando.
COMPOSIÇÃO DAS CORES
O OURO, COMO ENCONTRADO NA NATUREZA, É UM METAL MUITO MACIO QUE AMASSA FACILMENTE. DESTE MODO, ELE PRECISA DA AJUDA DE OUTROS METAIS PARA SER MANEJADO NA OURIVESARIA E USADO PELAS PESSOAS.
Mas o homem descobriu que ao combiná-lo com outros metais, além de proporcionar dureza, poderia também criar lindas tonalidades.
TEOR
NO BRASIL, O PADRÃO DE TEOR É O 18K, TAMBÉM CHAMADO DE 18 QUILATES.
São 18 partes de ouro pra 6 partes de uma liga composta por outros metais, que conferem dureza e cor ao anel, totalizando 24 partes.
EM ALGUNS PAÍSES, COMO OS ESTADOS UNIDOS, O PADRÃO DE TEOR É 14K.
ELE LEVA EM SUA COMPOSIÇÃO 58,3% DE OURO PURO E 41,7% DE LIGA COM OUTROS METAIS.
Chama-se 14k justamente porque são 14 partes de Ouro puro para 10 partes de liga, somando as 24 partes. Já na China, o teor padrão é 24K e na Índia 22K.
QUILATE OU KARAT?
QUANDO FALAMOS DO OURO, ELE É REPRESENTADO COM A LETRA K, REFERINDO-SE AO TERMO EM INGLÊS KARAT.
Então, o termo 'karat' não significa o peso, mas sim a pureza do Ouro de um anel. No que se refere ao Diamante, o peso da pedra também é referido como quilate, sendo que 1 quilate é o equivalente a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g). Além disso, 100 pontos também é sinônimo de 1 quilate.