Você conhece a diferença entre o anel de noivado e as alianças de casamento?

by

Stella Diamonds

5 de abril de 2022

Conheça os anéis que melhor representam o momento do seu relacionamento

A história abre um capítulo à parte para falar dos anéis que simbolizam o relacionamento entre as pessoas. No Antigo Egito, 4800 anos atrás, esta união era feita com raízes entrelaçadas com couro. Há também nos textos bíblicos menções às alianças de ouro.

No Brasil ainda é mais difundido o uso somente das alianças tanto no período do noivado quanto no casamento. Mas, nos últimos anos, vem se popularizando um costume há muito conhecido nos Estados Unidos: o anel solitário no período do noivado. No universo da joalheria, o solitário, também conhecido como anel de noivado, é a joia que representa essa tradição.

Conheça a seguir as principais diferenças entre o anel de noivado e as alianças de casamento, com algumas dicas que preparamos especialmente para este incrível momento de escolha.

Anel de noivado

Primeiramente, não existe nenhuma regra definitiva e cada casal pode escolher, comemorar e simbolizar seu relacionamento na maneira que melhor representa o seu estilo, seu jeito de ser. Mas existem alguns detalhes que ajudam entender a diferença entre o anel de noivado e as alianças de casamento para aqueles que querem conhecer e aderir à esta tradição.

Destinada ao período de noivado, desde o pedido de casamento até a celebração, a primeira diferença é sobre como usar o anel de noivado. Normalmente, ele substitui o anel de namoro no dedo anelar da mão direita.

Mas, diferente da aliança de casamento, o anel de noivado geralmente é usado somente pela pessoa pedida em casamento e, depois da cerimônia, ele pode simplesmente ser trocado de mão e fazer companhia à aliança. 😊

O que torna o anel de noivado uma joia tão singular é o diamante único encaixado no centro do anel e projetado acima do aro. A partir deste conceito, muitos são os possíveis estilos para se produzir um anel de noivado ao gosto pessoal, e para isso trabalhamos o design, as cores do ouro e a seleção do diamante.

Aliança de casamento

As alianças de casamento são profundamente ligadas à cultura. Usadas no dedo anelar da mão esquerda, oficialmente entram em cena no dia da celebração do casamento (mas no Brasil é bastante comum já na época do noivado). O design pode variar entre o estilo tradicional e o moderno, com ou sem pedras, mas não necessariamente iguais para o casal.

As alianças também podem ser personalizadas com a gravação do nome do casal, uma data ou frase especial. Para saber mais sobre a gravação nas alianças confira nosso post.

 

 

Combine

Outra dica é pensar na combinação entre anel de noivado e aliança, mesmo que sejam adquiridos em momentos diferentes. E você ainda pode pensar em compor seu solitário e sua aliança também com a meia aliança, que poderá ser dada como presente em datas especiais, a exemplo do aniversário de casamento.

Os anéis de noivado e as alianças são escolhas bastante íntimas e pessoais de cada casal e buscam representar o amor e o companheirismo que foram construídos ao longo do tempo.

Acesse nosso site, conheça nossos anéis de noivado e alianças de casamento.