Fatos fascinantes sobre diamantes

by

Stella Diamonds

Os diamantes são únicos e há fatos históricos fascinantes em torno dessa pedra. Se você quer saber mais sobre eles, confira abaixo 5 fatos curiosos:

Diamantes já foram considerados mágicos

Por não serem iguais às outras pedras preciosas, as pessoas que viviam há mais de 2500 anos, consideraram o diamante como um objeto místico.

A questão de como polir um diamante foi descoberta ‘apenas’ 500 anos atrás.

O diamante era usado para força e proteção

Algumas sociedades antigas usavam diamantes em suas armaduras para irem às batalhas, pois diziam que davam força e coragem para quem estava enfrentando um confronto.

Gregos e romanos acreditavam que diamantes eram lágrimas de seus deuses ou mesmo pedaço de estrelas que caíram na Terra.

Existe um planeta e uma estrela feitos de diamante

Um planeta que parece ser composto principalmente de carbono (um terço dele é formado por diamante puro) foi descoberto em 2004 por cientistas e um planeta e têm o nome de “55 Cancri e”.

Também foi descoberta a existência de uma estrela que, basicamente, é um diamante de 10 bilhões de trilhões de quilates. Como um homenagem aos Beatles, a estrela foi nomeada de “Lucy in the Sky with Diamonds”.

Veja também: Quais são as partes de um diamante

Todos os diamantes são diferentes

Cada diamante é único. São diferentes porque surgiram em lugares diferentes e momentos diferentes de cada fase da Terra.

Os diamantes naturais têm muita diferença um do outro, ou seja, você nunca irá encontrar outro igual ao seu.

Eles demoram milhões de anos para se formar

A formação do diamante leva milhões de anos (até bilhões). Tudo isso porque há um processo de resfriamento do magma e de formação da crosta terrestre.

Calcula-se que a primeira erupção que fez surgir os diamantes ocorreu há 2,5 bilhões de anos e a mais recente há 45 milhões de anos.

Para o diamante não perder seu valor é preciso ter vários cuidados

Justamente por serem especiais, há cuidados específicos também para zelar pelo seu diamante.

Para não reduzir sua transparência natural e seu brilho, é sempre bom evitar tocar na pedra com frequência. Você pode usar uma luva ou um paninho de seda para tocar na pedra.

Mas caso isso aconteça, você pode fazer uma limpeza diretamente na joalheria, com profissionais.

Leia também: Conheça os 4C’s do diamante

Confira nossa loja virtual.