Para que serve o aparador (ou meia aliança)?

by

Stella Diamonds

Você sabe para que serve o aparador de aliança? O anel de noivado e a aliança são anéis que já amamos, mas nem todo mundo conhece e sabe a função do aparador (também chamado de meia aliança).

Qual a função do aparador?

O próprio nome já sugere: o aparador de aliança serve para “aparar”, proteger ou segurar a aliança (ou o anel de noivado). A ideia é usá-lo na frente da aliança, para evitar que ela caia.

Porém, esse conceito foi mudando ao longo do tempo e esse estilo de anel é hoje por si só um item de desejo, variando em formas, tamanhos, proporções, cravações, etc… Aqui na Stella, por exemplo, chamamos esse anel de meia aliança, justamente por entendermos que ele deixou de ser usado somente como proteção e ganhou sua própria importância dentro do universo do noivado e casamento.

Ele pode ser usado antes ou depois da aliança, com ou sem solitário. Todos juntos. Ou somente sozinho. E, enquanto algumas pessoas preferem usar um, outras usam dois ou até mesmo três ao mesmo tempo. Também é possível usá-los em diferentes dedos.

Mas a aliança vai cair sem o aparador?

Não necessariamente. Até porque as nossas alianças sempre são feitas sob medida. Mas é importante lembrar que no inverno, por exemplo, os dedos ficam mais finos e, eventualmente, poderá ficar uma sobra no dedo. Então vale a pena tomar esse cuidado.

O aparador precisa ser da mesma cor que a aliança?

Isso é uma questão de gosto e estilo. Hoje em dia, já não existe mais uma regra de só poder usar ouro amarelo com ouro amarelo, branco com branco ou rosé com rosé. A regra é usar o que você gosta, combinar, experimentar.

Se você frequentemente mistura cores de joias, poderá usar sem problemas a aliança e a meia aliança com cor de ouro diferentes.

Sobre o design, se a sua aliança for mais chamativa, você poderá escolher um anel aparador mais clean, ou vice-versa. Vale a sua criatividade e o seu estilo.

Uma joia tradicional

O uso dos aparadores de aliança é bastante tradicional na história joalheira, sendo bem possível que você já os tenha visto sendo usado por mulheres da sua família. O uso da meia aliança é costume nos Estados Unidos e na Europa. Os maridos frequentemente presenteiam suas esposas com um anel aparador para marcar algum momento importante, como o nascimento de um filho ou aniversário de casamento.

Na Stella, chamamos aparadores de meias alianças. Para conhecer mais, acesse a página de meias alianças.