O que significa quilate?

by

Stella Diamonds

O quilate é um termo muito comum quando falamos de anéis de noivado (solitários) e alianças. Mas você sabe o que significa quilate? Esse termo pode causar confusão considerando que pode ter dois significados diferentes: peso ou pureza.

PESO DO DIAMANTE

Quando usado como unidade de peso para diamantes e outras gemas, o quilate é representado internacionalmente pela abreviatura ‘ct’ (abreviação de carat).

Então sempre que a abreviatura estiver como ‘ct’, o quilate estará relacionado ao peso.

Um quilate é igual a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g). Com relação aos pontos, outro termo conhecido quanto trata-se de diamantes e joias, 1 quilate equivale a 100 pontos.

Quer saber mais sobre os pontos? Leia: “O que são pontos?”

PUREZA DO OURO

O quilate também pode significar pureza, quando for assim ele é representado com a letra k, referindo-se ao termo em inglês karat. Então, o termo ‘karat’ não significa o peso, mas sim a pureza do ouro de um anel.

Para exemplificar: o ouro 24k é o ouro puro, ou seja, 24 das 24 partes são ouro. Mas como o ouro puro é considerado muito frágil, ele normalmente é fundido com outros metais.

Daí que, se um anel tem 18k, ele é composto por 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, a fim de totalizar 24 partes.

Mas o ouro 18k também pode ser representado pela inscrição 750. Isso significa que o anel é composto de 75% de ouro, o resultado da fração 18/24.
Então, resumindo:

Carat = quilate = ct = peso
Karat = quilate = K = pureza

Aqui na Stella, o padrão de ouro que utilizamos em todos os nossos anéis é 18k, sendo que você recebe um certificado de garantia eterna deste teor de ouro.

Agora você já sabe o que significa quilate. Mas você gostaria de saber mais? Fale com nossos especialistas em ouro e diamantes através do whats. Ficaremos muito felizes em atender você.

Leia também: 4 C’s do diamante

Estamos disponíveis no Whats.