O que são os pontos de um diamante?

by

Stella Diamonds

Você já deve ter esbarrado no termo pontos de um diamante durante a busca do seu anel de noivado ou aliança de casamento. Alguns acreditam que os pontos representam a quantidade de diamantes que a joia tem, ou que se relacionam com o número de facetas que um diamante possui. Há também quem ache que são uma espécie de “nota” para determinar a qualidade das joias.

Todas as opções acima estão eeee…. rradas. O ponto é, na verdade, uma medida de peso. Um diamante de um pt tem 0,002 grama.

PESO

Veja quanto pesa um anel de 100 pts:

100 pontos = 0,2 gramas

É importante saber também o sentido de outro termo muito utilizado: o quilate.

Isso porque as duas medidas estão relacionadas, sendo que cada pt equivale a 0,01 quilates. Ou seja, se você falar que um diamante tem um quilate, isso é mesmo que dizer que ele tem 100 pts. Ou então: o diamante de 50 pts é também um diamante de meio quilate.

Além disso, 1 quilate equivale também a duzentos miligramas.

100 pontos = 1 quilate = 200 mg = 0,2 gramas

Isso quer dizer que um diamante de 1 grama tem 5 quilates, ou ainda, 500 pts.

PREÇO

O preço das joias também varia conforme os pontos, até porque quanto maior o ‘peso’, maior também o valor da joia.

No entanto, existem também algumas particularidades com relação aos quilates, veja: um diamante de um quilate é muito mais valioso do que um diamante de 0,99 quilates. Isso porque, no mundo dos diamantes, valorizam-se muito os números inteiros (ou redondos).

Mas é importante tomar cuidado, pois algumas joalherias fazem a soma de todos os diamantes de uma anel para determinar quantos pontos ele tem. Isso faz com que você possa concluir que a pedra central tenha aquele número de pontos anunciados.

Na Stella Diamonds, quando falamos em pontos de um diamante, sempre nos referimos à pedra central, mesmo que o aro do anel seja cravejado.

No nosso site você consegue ver todos os nossos solitários: https://www.stelladiamonds.com.br

Se preferir, entre em contato conosco pelo Whats da Stella Diamonds: 42 98837-2612.