Entenda a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento

by

Stella Diamonds

Para quem está pensando em casar, um dos momentos mais marcantes é a escolha da aliança de casamento. E para quem ainda não fez o pedido, também é necessário pensar na escolha do anel de noivado. É aí que surgem as dúvidas, é melhor escolher o anel primeiro ou a aliança? Você sabe a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento?

Primeiramente, vamos explicar rapidamente sobre a origem da aliança. Várias civilizações antigas usavam um anel como símbolo de união. A palavra aliança é originada do latim alligare, que significa união ou proximidade. O formato em círculo representa a eternidade dessa junção, pois não tem começo nem fim.

Há diversas crenças em torno da aliança, uma delas é que usá-la no dedo anelar da mão esquerda deve-se ao fato de que ali passa a “veia do amor”, ligada diretamente ao coração. Mas uma coisa que é comum entre as crenças é que o uso da aliança representa um compromisso. Agora vamos explicar a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento.

ANEL DE NOIVADO

O anel de noivado é a joia que representa o pedido de casamento. O anel, normalmente, é oferecido pelo homem acompanhado da pergunta: “quer casar comigo?”. Depois do pedido, quando a mulher aceita, ela usa esse anel no dedo anelar da mão esquerda.

O anel de noivado é uma joia muito representativa, pois além de ser uma demonstração concreta do futuro casamento, ela também marca o momento do pedido, especial para o casal.

Se você ainda não sabe como fazer o pedido, clique aqui.

O modelo do anel de noivado é o solitário, com uma pedra de diamante que se destaca no topo. Hoje em dia, há modelos diferentes, mas que sempre remetem à forma clássica.

ALIANÇA DE CASAMENTO

A aliança de casamento é a joia que representa o matrimônio e os votos do casamento. No momento da cerimônia, o casal coloca a aliança no dedo anelar da mão esquerda e essa joia será usada pelos noivos pelo resto da vida.

Por isso, a escolha da aliança é muito importante. Geralmente, os dois escolhem juntos a joia que simboliza os seus gostos e a união.

A partir do dia do casamento, a noiva também pode optar por usar o anel de noivado junto com a aliança, na mão esquerda, então se for essa a intenção, é essencial escolher um modelo que combine com a outra joia. Algumas mulheres optam por mudar o anel de noivado para a mão direita, por isso é interessante checar o tamanho do anel, pois os dedos das duas mãos podem ter tamanhos diferentes.

A aliança mais tradicional é feita com ouro amarelo, a feminina pode vir com uma ou mais pedras de diamante, o que traz muito brilho ao símbolo mais especial da união do casal.

E você, já conhece as Linhas de alianças e solitários da Stella Diamonds?