A história dos anéis de noivado
Stella Diamonds
2 de junho de 2022
Segundo a tradição, os anéis de noivado simbolizam um pedido de casamento, ou ainda, a união entre as duas pessoas. Mas durante toda a sua história, algumas nuances do ato adaptaram-se, outras desaparecem, e algumas outras ainda surgiram, confira o que manteve-se e o que mudou no decorrer dos tempos:
No Egito Antigo
Os egípcios torciam as plantas em pequenos círculos para usar ao redor do dedo. Para aqueles que eram ricos, marfim ou couro seriam usados no lugar. Colocado no quarto dedo da mão esquerda, o anel foi considerado ligado ao coração pela vena amoris, ou veia do amor.
Roma antiga
As mulheres romanas, muito preocupadas com a imagem, recebiam dois anéis no dia do casamento – um de ouro que seria usado em público para mostrar seu status e um de ferro para uso diário dentro de casa. As alianças de casamento simbolizavam a propriedade de um homem sobre sua esposa, bem como o amor eterno.
Idade Média
Aqui temos provavelmente a história mais conhecida. Em 1477, em Viena, o arquiduque Maximiliano da Áustria deu a Maria da Borgonha um anel no dia do noivado do casal. Outros nobres da corte real foram influenciados com a ideia e, à medida que os ricos viajavam, a tradição dos anéis de noivado com um diamante cravado no centro rapidamente ia se espalhando pela Europa.
Iluminismo
Durante o período do Iluminismo, os anéis também foram usados para simbolizar o amor. Era a época dos anéis Gimmal, peças com dois ou três aros que, quando usados juntos, criam um anel completo. Geralmente eles têm um desenho de mão entrelaçada, mostrando a união de duas pessoas.
Os anéis de poesia eram populares entre os séculos 15 e 17 na Inglaterra – feitos de ouro com uma pequena inscrição na face interna, geralmente das histórias de namoro. Quando o anel era usado, a mensagem ficava oculta, fazendo com que os usuários se sentissem como se estivessem guardando um segredo e aumentando o romantismo da peça.
Era Vitoriana
A descoberta das minas de diamantes, aliada à revolução industrial, criou um ambiente perfeito para a produção de joias.
Talvez por causa da cultura do casamento na Era Vitoriana, com dotes como uma maneira popular de garantir um noivado, as alianças de noivado simples eram a maneira mais comum de exibir um noivado.
Século XX
Nos EUA, a popularidade dos anéis de noivado de diamante diminuiu após a Primeira Guerra Mundial e, com a Grande Depressão, eles se tornaram menos relevantes para a população em geral. Os preços dos diamantes caíram, e eles não eram populares entre a geração mais jovem de adultos.
Em 1939, a empresa de mineração de diamantes De Beers iniciou uma campanha publicitária dizendo que ‘um diamante é para sempre’, um slogan de campanha que ainda é famoso até hoje. A campanha funcionou e, no início da década de 1940, os anéis de noivado lideravam as linhas de joias ao redor do mundo.
Século XXI
Desde a virada do século, a cultura do noivado só cresceu. A tendência é baseada na valorização da tradição e pela busca de algo significativo que simbolize o relacionamento.
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